A Casa da Memória é um centro de interpretação e conhecimento que expõe, interpreta, reflete e comunica testemunhos materiais e imateriais, que contribuam para um melhor conhecimento da cultura, território e história de Guimarães e das suas pessoas.
É um lugar de encontro da comunidade com o exterior e da comunidade consigo própria, que propõe uma visão múltipla, diversa e não linear do passado, presente e futuro de Guimarães. Vemos o comum, o significativo, o especial, que compõe o identitário, levando-nos a conhecer, imaginar e a reconstruir memórias, ao trazer para o presente os passados reais ou imaginados e os futuros possíveis ou improváveis, da cidade de Guimarães.

Na Casa da Memória poderá encontrar histórias, documentos, factos e objetos que permitem conhecer diferentes aspetos da comunidade vimaranense através de um largo arco temporal: da pré-história à fundação da nacionalidade portuguesa, das sociedades rurais e festividades à industrialização do Vale do Ave e à contemporaneidade. Através de uma leitura cronológica da História é ainda possível conhecer os marcos que modelaram a região de Guimarães e compreender a evolução das suas transformações sociais e geográficas.
Mais do que uma visita contemplativa, a Casa da Memória oferece aos visitantes uma experiência. Muitas são as histórias e as memórias que Guimarães guarda, e que se guardam sobre Guimarães.